segunda-feira, 19 de maio de 2008

SIRVA-SE VOCÊ MESMO, AFINAL DE CONTAS O PLANETA É SEU!

Em Blind City, fotografia de Ricardo van Steen que integra esta mostra, as paredes dos edifícios revelam uma cidade que ficou cega. Ela não mais nos olha porque não olhamos para ela. E não é que essa cidade é uma das formas de representação de nossa passagem pelo planeta!

O desafio de organizar uma exposição coletiva sobre meio ambiente é grande. O conceito ainda é difuso aos meus olhos. Sempre acho que meio ambiente é tudo. Por isso, Self Service é uma exposição que, sem se pretender premonitória nem planfetária do caos, apresenta um cardápio de imagens para seu deleite. Em tese, porque reside na fotografia essa mescla entre ciência e arte, física e química, alquimia e registro, fato e feito, e, melhor instrumento para esses dias de incerteza sobre calotas polares, não há.

Estamos acostumados, no mundo contemporâneo, a utilizar a imagem para vender, comprar, provar, ilustrar, emocionar, datar. Para minha surpresa, ela também é um instrumento de escolha. Self Service é isso: eco ou ego, mata ou mato, muito ou pouco, natureza ou progresso.
No mar de imagens de SambaPhoto, Ana Luisa e eu vasculhamos palavras-chaves que de certa forma servissem como guia para esta montagem: carne, fogo, mata, homem, árvore, água, e uma dezena de “tags”, que se transformam pelas mãos dos fotógrafos em outras chaves: emoção, denúncia, admiração, curiosidade. Ao final, mais que uma coletiva, um coletivo preocupado com nosso futuro.

Texto de apresentação da Exposição Self Service, Leo Burnett, maio de 2008.
Iatã Cannabrava

Blind City de Ricardo Van Steen

2 comentários:

Lupa disse...

uau, essas imagens tem realmente impacto...ver a cidade assim, sem janelas, é como ver um rosto sem olhos...

Micaela damico bossio disse...

hola, tuve la oportunidad de conocerlo por el programa mas que mil palabras, y la simpleza de lenguaje me llego mucho, comparto su manera de ver el mundo a través de las imagenes...le dejo mi lugarcito para que explore un poco mis fotos, me seria un enorme placer! saludos
miak