terça-feira, 20 de maio de 2008

O Azedo Aroma da Fé

Belém, Círio de Nazaré, 2006

Costumo considerar meus conhecimentos de química, adquiridos no laboratório fotográfico, suficientes para explicar meu humor em relação aos aromas. Perfume doce, por exemplo, me provoca enxaquecas suficientes para acabar com uma reunião ou descer de um elevador antes do destino previsto. Em português claro, estou sempre a procurar a origem dos aromas que movem meu humor. Mas desta vez só posso “chutar”, pois não encontrei explicação no meu universo químico para o cheiro de Belém do Pará durante o Círio de Nazaré - maior festa religiosa das Américas... (será? Prometo procurar dados assim que me conectar à web para googlear) - Sei que a cidade é tomada por um mix de aromas, com forte destaque aos de urina com tucupi, sim queridos! Urina com tucupi.

Mas não vim até este .doc para falar mal de Belém, aliás, não estou falando mal, adoro Belém!

A festa do Círio é mais um destes movimentos do Brasil continental. Milhares de seres aglomerados num movimento de froterismo (procurem em seus dicionários ou vejam o rodapé *) que só os trópicos explicam. Fulano encoxa cicrano que encoxa mengano e por aí vai, tudo isto movido pela fé a Nossa Senhora, aliás somos ou não somos o maior país católico do mundo?

O estranho não é nada disto e sim que eu estava lá, pasmem, claustrofobias e outras manias não me impediram de suar a camisa junto a milhares, dois milhões de romeiros suados também, carregando minha parafernália-pré-diluviana-fotográfica, várias hasselblads e um tripé. Só louco carrega um tripé junto a milhares de qualquer espécie. Ainda não editei as fotos, mas espero gerundianamente ter obtido boas fotografias. Só sei que o cheiro ainda não desgrudou de mim. Viva o tucupi, já a urina...

*Froterismo - Obtenção de prazer sexual através do contato físico com o corpo de outra pessoa. Qualquer pessoa deve ficar excitada com algum tipo de contato, mas o froterista procura estas situações em meio a multidões, em espetáculos, ou em transportes coletivos lotados.

Nenhum comentário: